terça-feira, 25 de março de 2014

O que fazer para o jantar?



Esta é uma das perguntas que todos os dias, à noite, faço quando vou ao congelador tirar a carne (ou o peixe) para descongelar e fazer para o dia seguinte. Quando uma pessoa vive com os papás, normalmente quem decide é a mãe e uma pessoa limita-se a confecionar e comer o que ela decide. Pelo menos lá em casa era assim. 


Depois uma pessoa casa e passa a ter que fazer a gestão de tudo e mais alguma coisa. E essa sensação é boa. Sermos nós a gerir a nossa casa, é daquelas responsabilidades que o casamento trouxe mas que eu não me importei nada de assumir. Mas isto de decidir o que fazer para o jantar é provavelmente das coisas que menos gosto. 




Sei que há muita gente que ainda tem a ideia de que quando se juntar (ou casar) com a sua cara metade, vai fazer pratos gourmet, surpresas gastronómicas para o outro, mas a realidade não é assim. Uma vez ou outra tudo bem, sobretudo ao fim de semana, quando se tem mais tempo. 


Mas durante a semana, eu, pelo menos, chego tarde a casa e vá lá que tenho um marido em casa que vai adiantando o jantar que estipulamos fazer para aquele dia. Porque se há coisa que não apetece muito depois de um dia de trabalho é ir para as panelas, mas tem de ser. A comidinha não aparece feita do céu. E a verdade é que se eu gosto de massa, por exemplo, não vou fazer massa todos os dias, senão corria-se o risco de enjoar. Há que variar. E ir tendo ideias luminosas de vez em quando [duas cabeças pensam sempre melhor que uma].



p.s. Admiro aquelas pessoas que conseguem fazer uma lista semanal das refeições. Estipulam as refeições para os sete dias seguintes, o que precisam, o que não precisam. Mas cá em casa, é mesmo um dia de cada vez, consoante os apetites dos dois. 



E desse lado, como é que se vão gerindo as refeições lá em casa? 

10 comentários:

Pepper Girl ✝ disse...

Confesso que é algo que me esta a assustar imenso, sempre vivi com a minha mãe e sempre fui eu a cozinhar desde que tenho idade para o fazer, ela compra as coisas e a noite ou ela ou eu decidimos o que fazer para o jantar, mas agora que vou viver com o meu namorado tenho sempre essa duvida, o que irei eu cozinhar? E se ele se enjoar ou não gostar de certos pratos que eu goste? Vai ser uma preocupação a ter todos os dias.

Miss Yellow disse...

Eu nunca tiro nada de véspera. Só no dia decido. Já pensei fazer os menus semanais mas não consigo...! Não sou assim tão organizada ;)

DiliciousBlush disse...

Odeio essa tarefa de pensar sempre o que tenho de fazer para o jantar...

Carmo disse...

Cá por casa tenta-se programar as refeições, mas a verdade é que há alturas em que não há imaginação para fazer algo diferente, mas eu gosto muito de cozinhar (:

Suricate disse...

Tento a maioria das vezes pensar de um dia para o outro, se já for com a ideia feita (e a carne já estiver descongelada) são sempre pratos "rápidos"...mas sim, é cansativo ter esta "obrigação"

"Mummy o que é hoje o jantar?"
"COMIDA!"grrrrrr!!!

jinhoooooossssss

Sem açucar, se faz favor - disse...

Por aqui é quase o mesmo... mas decidimos todos o que comer =P seja no dia ou até na hora! E confesso... também adorava conseguir destinar refeições sem ter que me preocupar =P

M. disse...

Ainda estou na casa dos papás...mas metódica como sou (em determinados aspectos), desconfio que vou ser das têm uma lista semanal de refeições!!

Giveaway:
http://thatsthe-way.blogspot.pt/2014/03/giveaway-thats-way-mary-kay.html

Hibiscus disse...

Eu ainda tenho a minha mãe a fazer isso por mim mas vejo-a constantemente a queixar-se por não saber o que fazer. A verdade é que isso torna-se uma chatice e provavelmente eu vou tentar fazer a lista das refeições semanais, o que não quer dizer que vá aguentar isso por muito tempo :b

C*inderela disse...

Eu tenho a sorte de fazer apenas almoços, o jantar costuma ser quase sempre a sopinha dos papás.
Dos almoços eu digo sempre a ele "descongela o que te apetecer que eu amanhã faço". Na maior parte das vezes não me apetece nada em especifico logo deixo a decisão nas mãos dele.

Bjokas*

Petite blonde disse...

Também detesto ter que pensar no que fazer, porque nunca sei! É complicado querer variar e não saber como... mas pronto lá vai saindo alguma coisa e não se passa fome, haha :)