quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Saudades da vida boa, de fazer malas e ir para longe da rotina.



A parte boa de tirar fotografias é que quando a saudade bate forte, lá vou eu rever fotografias de situações que já lá vão no tempo mas que ainda permanecem bem vivas na minha memória. E num destes episódios nostálgicos, deparei-me com as fotos das férias do ano passado. Este ano, a bem dizer, não gozamos de férias propriamente ditas. Por aqui não se fez malas nem se rumou a nenhum destino em especial, com uma bebé pequenina isso não foi a prioridade. 


E de repente, fui como que transportada novamente para a Tunísia. Na altura estávamos indecisos sobre os possíveis destinos para aquelas férias de Verão. Tunísia, Marrocos e Cabo Verde eram as opções em cima da mesa. E por diversos motivos, fomos excluindo as outras hipóteses e decidimo-nos pela Tunísia. 


Quando se vai para África tem de se ir preparado para tudo: é África, não é a Europa, logo há padrões a vários níveis que divergem. E uma pessoa tem de ir de mente aberta. Não me parece que se possa ir para a Tunísia ou para qualquer outro país arábe com a ideia de que vamos ficar numa qualquer cidade europeia com hábitos semelhantes aos nossos. Temos de respeitar e aceitar as culturas diferentes, ou então optamos simplesmente por não visitar este tipo de países.


Foi uma semana de contacto com comidas diferentes (ai as especiarias potentes!), com um povo simpático, mas ao mesmo tempo com um grande olho para o negócio (o que faz com que seja fácil enganar um turista mais desatento), com um clima espetacular, praia com água quentinha, etc.


Uma semana longe de tudo e de todos, das rotinas normais do dia a dia, é sempre retemperador. Sempre senti isso. Sempre precisei de arejar no mês de Agosto, de levar o Apimentado e fugir de tudo o que já vivemos o resto do ano. 
Não digo que não sinta falta deste ano não ter feito isso. Sinto. Mas a vida fica diferente quando somos mães. Para o ano, logo se mata as saudades de viajar. 
 








10 comentários:

Linhas Cruzadas disse...

Como eu compreendo essa necessidade de sair para arejar. Nem que seja só para uma cidade diferente da nossa dentro do nosso pais à beira mar plantado!

Suricate disse...

Tunísia...últimas férias só eu e MorMeu...2005...salvo erro...faz tempo demais...saudades.

Moa disse...

Tb gostava de conhecer!

Timtim Tim disse...

Agora que tenho as Ms. crescidas, que podia viajar para todo o lado desde que tivesse dinheiro, o marido não consegue andar de avião nem de barco.

Tanita disse...

Tenho um lema: se queres ser feliz, viaja!

Leonor disse...

Até agora, nunca fiz uma grande viagem.. Mas Cabo Verde é um dos sítios que quero muito visitar :)

mmm´s disse...

A maternidade traz inevitáveis mudanças nas rotinas e nas escapadelas à rotina... Para o ano poderá aproveitar a três:-))

Choques Rosa disse...

Também gostava de conhecer!Fotografias tão bonitas :)

Eva Luna disse...

Que sabe bem, sabe! Desligar a cabeça por uns dias é bom, mas uma bebé também ser muito bom :)

C*inderela disse...

Quando me virar mais para destinos de praia, é um local a conhecer ;)