sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A pressão que os pais colocam sobre os filhos

Ontem, uma das minhas (melhores) alunas recebeu o teste de Matemática na escola. 
Mas a cara dela estava inconsolável. Quase que nem me queria dizer a nota, quando chegou à minha beira. 

Não estava a perceber. Trabalhámos tanto para aquele teste e a miúda tem inteligência até mais não. 
Mostrou-me o teste. Tirou Muito Bom Menos. 
Ao que lhe perguntei: "E estás assim tão triste porquê??"
"Está a ver aqui a parte em que diz Menos? Pois, os meus pais vão-se passar comigo!"

E é nestas alturas que eu penso que há pais que põem uma enorme pressão nos filhos. 
Muito Bom Menos é caso para sermão? 
Infelizmente é. Em algumas casas deste país há pais que querem filhos de topo. 
[no caso da M. a inteligência reina naquela cabeça e os Muitos Bons que tira a quase todas as disciplinas põem a fasquia no máximo. Mas pior é quando lidamos com pais que querem que os filhos tirem Muito Bom a tudo mas a realidade diz-nos que para chegar a esse nível é preciso suar, suar, suar. Há miúdos que não têm as capacidades que os pais querem que eles tenham. E pior é que os pais não percebem isso].

11 comentários:

DiliciousBlush disse...

Muitas vezes os pais ao invés de agradecerem os filhos empenhados que têm só sabem exigir e exigir...

medusa disse...

concordo contigo, é demasiada pressão logo desde pequeninos!

Pirata disse...

E depois queixam-se quando a criança se passar na adolescência ou o custo do terapeuta que ela vai precisar daqui a uns anos.

As crianças têm de aprender, se esforçar, mas também têm de ser crianças.

Beijinho
http://thepirateandi.blogspot.pt/

São Gémeos disse...

ora aí está algo que não consigo perceber.
Porque não entendem que cada criança é única e especial, que não somos bons a tudo e que nem temos de ser. Cada um de nós tem as suas aptidões, pressão só gera insegurança e frustração.

Esse disse...

E assim perdem os poucos anos em que podem brincar!

Miss Purple disse...

Enfim, há pais que pressionam demasiado que nem se dão conta do que fazem. E depois admiram-se ... que tristeza!

Frutinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frutinha disse...

Ha pais assim e eu não consigo perceber porquê... uma coisa é querer que os filhos sejam bons alunos, não chumbem, e tenham boas notas. Outra totalmente diferente é essa pressão parva.

Na minha turma tive uma rapariga que se não tivesse 19 ou 20 era uma xuradeira pegada porque os pais quase que a matavam.... acreditem é frustante ver uma miuda com 18 a chorar!!!
Mas para quê senhores?!??!?

[BLOG Desabafos e Coisas]
[FACEBOOK]

R* disse...

Estes assuntos mexem muito comigo!
Dou um exemplo muito prático. Sempre fui uma aluna mediana. Sempre passei de ano e nunca chumbei mas nunca tive notas fabulosas...
Entrei na faculdade com média de 13 e terminei com média de 17, o que eu acho bom.
Uma rapariga da minha turma entrou com média de 18 e tal no curso, era a melhor e tal e agora não conseguiu acabar o curso e tem uma média de 12...

C*inderela disse...

Tinha uma colega do ensino básico que começava a chorar cada vez que tirava menos que Muito Bom. Já sabia quando chegasse a casa era porrada na certa! Enfim.

AvoGI disse...

A pressao é muuita hoje dia
kis :=)