quinta-feira, 9 de abril de 2015

Tu ou você?

No meu trabalho, todas as funcionárias tratam-se por vocês. Todas nós temos idades semelhantes. Além disso, outra regra diz respeito a não trocar os números de telemóvel entre nós para não dar azo a conversas pós-trabalho e a conspirações. 
No início, na primeira semana, lembro-me de chegar a casa e comentar com o Apimentado que tratar por você uma pessoa que é da minha idade, ou ainda mais nova, era muito estranho para mim. 
E porque é que isto acontece? 
Porque a minha querida patroa acha que se nos tratarmos todas por você, não iremos criar relações de amizade, logo não iremos perder tempo, em horário de trabalho, a falar de trivialidades ou situações pessoais. Sim, ela acha que no trabalho não há espaço para criar amizades. E assim, isso também faz com que as pessoas não se conheçam tão bem e não percam tempo com contos e ditos, com bla bla bla. 

Pois bem, ela está completamente errada. Estou lá há 4 anos e trato toda a gente por você (que remédio!) e assisto a muitas conversas onde se fala disto ou daquilo, coisas pessoais, coisas que achámos que não está correto na forma de funcionamento da empresa, etc. 
No meu antigo trabalho, criei uma relação de amizade com uma colega que trabalhava comigo de forma mais próxima. E não era isso que afetava o meu rendimento, nem o dela.

Eu tenho 28 anos. Trato colegas de trabalho que têm 23 e 25 anos por você. E não acho normal isto. Não acho que seja por isso que trabalho mais. Ou menos. Temos câmaras sempre ligadas nos diversos sítios. Sabemos que por vezes estão a olhar para as câmaras a ver o que se passa nas salas. Mas não é por isso que trabalho mais. Ou menos.
Acima de tudo devemos ter consciência de que fazemos o nosso melhor. Todos os dias. Mas há patrões que não percebem isso.

14 comentários:

FME disse...

Lol a tua patroa ia-se dar bem com o meu patrão, ele também tem assim umas ideias ridículas :)

Não sei que raio de ambiente de trabalho é que esta gente quer criar, não sabem que num ambiente social e leve a produtividade é maior e melhor? Enfim!

Timtim Tim disse...

Pois no meu trabalho tratamo-nos todos os colegas por tu. Por você só os funcionários administrativos. E somo muito amigos e muito felizes.

Opinante disse...

O meio laboral é muito complexo...

Gatas Sem Bigodes disse...

É incrivel as invenções que os chefes/patrões fazem para conseguirem, supostamente, mais rendimento. Algumas chegam a ser mesmo ridiculas... Definitivamente em alguns aspetos têm muito aprender com empresas "sério". Aquelas que os funcionários são pessoas, com familia e vida e mesmo assim produzem eficazmente com bons resultados para a empresa que seja.

Maria

Moa disse...

Que mau...

Cisca disse...

Não posso crer! Que ideia mais parva!!

Coquinhas disse...

a sério que há gente a pensar assim? :O

Obrigada pelas palavras de carinho no meu blog... de facto a minha vida está longe de ser um mar de rosas mas com o apoio de todos conseguirei :)
Quanto À revista Cristina, achei o nrº 2 ainda mais fraco. Ainda não acabei de ler mas achei ainda com menos qualidade, como tal, acredito mesmo que daqui a uns tempinhos não venda nem metade do que vende agora :/

Beijinhoooos

Alexas disse...

Epa eu revejo-me em imensa coisa aqui. Não no "você", mas no resto sim! Há gente maluca nesta fase da terra, e infelizmente, eu tenho boa pontaria e estou a trabalhar com um deles :\ lolol (só não acerto no euro milhões).

Dias às gotas disse...

Que coisa tão estranha... Os empregadores têm uma imaginação muito fértil na implementação de medidas...

Ana Raquel disse...

Deixa lá Pimentinha...tu ou voc~e o que importa é que se dão todas bem!

beijinhos

Teresa Silva disse...

Também já trabalhei num local assim, e acredita que as pessoas que fora do local de trabalho as pessoas até fazem mais do que se tratar por você!!!

Bjxxx

Tulipa Negra disse...

Que parvoíce...

Eva Luna disse...

"acha que se nos tratarmos todas por você, não iremos criar relações de amizade, logo não iremos perder tempo, em horário de trabalho, a falar de trivialidades ou situações pessoais"
Esta teoria nunca tinha ouvido.. Há com cada uma :)

Nany disse...

Que pensamentos estranhos e desadequados, ela nunca ouviu falar num bom ambiente de trabalho, em que as coisas se fazem na mesma?
Eu trato os meus por você: 1º porque são mais velhos, 2º porque são meus superiores mesmo que mais novos. Os da minhda idade, na mesma categoria e aqueles que assim me disseram trato por tu.
E o mesmo também se põe, embora eu nãoa che muita piada ao Dr, não sou médica senhores......
Bjs