sábado, 6 de junho de 2015

A escola. As amizades. As ilusões.

Hoje foi o último dia de aulas deste ano letivo para o 6º ano. Quando fui buscar os "meus alunos" à escola, à hora de almoço, estava lá um rol de miúdas chorosas. Os miúdos não choram, mas as meninas choravam baba e ranho. Afinal, para muitas delas, o próximo ano letivo reservará uma nova turma e, quiçá, uma nova escola.
Diziam elas que tinham feito amigas para a vida e que agora iam separar-se, e mais uns quantos argumentos no meio da choradeira. 
Foi impossível não voltar atrás no tempo, para o meu 9º ano. 
No último dia lembro-me perfeitamente de ter chorado baba e ranho, porque a entrada no 10º ano iria marcar uma nova etapa. A verdade é que naquela altura, também acreditava que tinha amigas para todo o sempre. Tínhamos 15 anos, certo?
Mas a vida demonstra-nos que infelizmente, os amigos de escola acabam por rumar cada um para seu lado. Há excepções, mas... 
Não lhes disse nada disso hoje. 
As minhas miúdas já estavam suficientemente tristes para lhes dizer tal coisa. 
Isto das amizades na adolescência é coisa para se ir até ao fim do mundo pela melhor amiga do coração. 


12 comentários:

Timtim Tim disse...

Agora fizeste-me lembrar a minha adolescência.

Ana Raquel disse...

também me lembro disso.. até pensei escolher a mesma área das amigas só para não me separar delas...ai ai

Wendy disse...

No nono ano não chorei, mas estive lá perto. Ia para uma escola diferente daquela para a qual iam os meus amigos e aquele dia foi mesmo tristonho! Mas, lá está, aos 14/15 anos a maneira como olhamos para a amizade é completamente diferente :)

Shinobu disse...

lembro-me de fazer a mesma coisa no 6º, 9º, 12º e quando terminei a licenciatura LOOOl, mas de facto felizmente houve alguns que permaneceram para a vida... outros passam por mim e nem uma olá são capazes de dizer. Faz parte...

Carmo disse...

Ai agora lembrei-me também do último dia de aulas e desse momento, também houve lágrimas e infelizmente há amizades que se perdem...

Miss Purple disse...

Verdade :)

FME disse...

Eish que trhowback tive agora :'). Não me posso queixar muito porque muitas das minhas amigas do 9º, ainda são as minhas melhores amigas hoje. Mas faltam umas quantas. algumas que julgava bem boas mas enfim, é a vida!

Paula disse...

Não me lembro de chorar mas de também ficar muito triste nos últimos dias de escola.
Beijinhos,
Paula
vidademulheraos40.blogspot.com.

Teresa Silva disse...

Este teu post lembrou-me quando eu estava no meu 9º ano... O que eu chorei!!!

Bjxxx

O Quarto da Maria disse...

O que me fizeste recordar agora...! :D

Morango Azul disse...

Atenção: eu tenho uma melhor amiga desde os 15 anos... E já vamos com 38!

Morango Azul disse...

Sou só eu que chorava TODOS OS ANOS?