sábado, 24 de outubro de 2015

Sábados de manhã

O V. tinha teste de Português. Era suposto estar a estudar, mas a vontade andava muito longe. Em jeito de desabafo disse ele que não tinha fins de semana. Estava aos sábados de manhã a estudar ali, ia a casa almoçar, de tarde tinha aulas de música e catequese. Ao domingo de manhã tinha equitação, ia almoçar a casa dos avós, ficava lá até perto das 18 horas e quando chegava a casa, era hora de fazer a mochila para ir para a escola no dia a seguir. 

Não sabia o que lhe dizer. Fiquei com pena dele, é um facto. Se por um lado, tenho de pôr os miúdos a tirar boas notas nos testes (é para isso que os pais pagam), por outro lado acho que aquele miúdo precisa é de tempo para ser criança e brincar e desanuviar e espairecer. 

Hoje em dia, os miúdos têm carradas de atividades. Parece que tem de ser assim. No meu tempo eu tinha apenas catequese ao fim de semana. Nada mais. Hoje em dia é natação, inglês, dança, equitação, música, xadrez, catequese, e a lista podia continuar. Os horários dos miúdos, hoje em dia, é algo assustador. Se durante a semana, a carga letiva é já de si pesada, ao fim de semana ainda têm outras atividades... E convém que sejam os pais a perceber quando chega a altura de abdicar, de dar tempo aos filhos. Há miúdos que até gostam de andar a fazer isto ou aquilo, mas há outros que andam nisto ou naquilo porque os pais querem.

Quando eu tinha 11 anos, não havia tablets, não tinha telemóvel, não ia dormir a casa dos amigos. Mas ao menos tinha tempo para ser criança.

7 comentários:

MAG disse...

Eu no Sábado tinha dança e Domingo equitação, mas os meus pais arranjavam maneira de ir passear comigo, normalmente íamos para a praia.

Ísis disse...

A última frase... concordo tanto!

Ana Raquel disse...

A minha tem varies atividades Durante a semana mas Ainda lhe sombra tempo p tpc (por Norma n tem muitos) e brincar. Domingo não tem nada. As atividades que faz adora e por Ela já a tinha inscrito noutra.depende dos miudos...

Patrícia P disse...

Vejo isso através dos meus "pequeninos", a infância deles não tem nada a ver com a minha, nem com a dos meus primos, irmão. Tudo está tão "agitado" que eles nem aproveitam quase a liberdade de ser criança. O que é realmente uma pena...

Minnie Me disse...

Os miúdos tem essas atividades porque os pais proporcionam.

ML disse...

Concordo tanto contigo... precisam de ser crianças! Precisam de tempo livre e essas atividades NÃO são tempo livre!

Magda E. disse...

e pior é que os próprios pais depois queixam-se de não terem tempo para nada porque andam com os miúdos para aqui e para ali... é muito triste, a minha filha com 4 anos não tem actividades nenhumas, e andam-me sempre a perguntar porque não a inscrevo nisto e naquilo. é simples: porque ela ainda não me pediu nada disso, e brincadeira livre é muito boa para desenvolver a criatividade.