segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Como será o Natal daqui a 100 anos?

Hoje foi dia de voltar ao trabalho após o Natal. E como tal, toca a saber como foi o Natal dos meus miúdos. 
"Então como estava o vosso bacalhau cozido com batatas?" - foi a pergunta que serviu de mote para o início da conversa. 
Pois bem, fiquei a saber que houve, em muitas casas, pizza como ementa na consoada para quem não gosta do tradicional bacalhau cozido. 
"Como?!"
"Oh professora então a minha avó tinha de arranjar alguma coisa para os meus primos que não gostam dessa comida". 
E muitos outros disseram que tinham conhecimento que isto se passava em algumas casas deste nosso Portugal. 
Eu não me considero antiquada, mas isto para mim é demais. Pizza como um dos possíveis pratos da consoada não entra na minha cabecinha. Eu percebo que há miúdos que não gostam de bacalhau com batatas, mas há famílias que fazem polvo, bacalhau com natas, arroz de frango ou cabrito. Inventa-se outra iguaria para os mais novos, mas pizza, por favor, não! (e eu até gosto bastante de pizza, mas onde andam as tradições?)

9 comentários:

Leonor disse...

Tenho uma amiga que jantou bacalhau com natas na consoada. Leva bacalhau mas também não é o tradicional..

Maria do Mundo disse...

Cá em casa come-se bacalhau no forno. Leva ovos, batatas e azeite, mas leva uma camada de claras em cima e vai a alourar. Isto porque sendo o meu marido oriundo de outras terras nunca foi habituado a comer bacalhau cozido.

Esperança disse...

Desconhecia que as pizzas já fazem parte dos pratos da consoada! Em minha casa sempre se comeu bacalhau com batatas cozidas. Não era o meu prato preferido, mas não havia pratos alternativos...

Coquinhas disse...

Pizza??? :O

estrela disse...

eu sou da tradição, bacalhau cozido com batata etc....
pizza apesar de eu ser fã também não acho certo ser a ementa do natal!

Nany disse...

Por cá tivemos bacalhau com natas para agradar a todos.
Pizzas nenhuma. Para mim pizza é simbolo de jantar quando não apetece cozinhar, ou de levar a um piquenique ou em festa de anos.
Bjks

MariaXL disse...

Bacalhau e ponto final. Com batatas cozidas e couves e para todos, crianças também!
Essa das pizzas é novidade!

Maria do Mundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AMOR XXS disse...

Podiam não comer os pratos tradicionais, mas ao menos que evitassem o fast-food nesses dias!