segunda-feira, 27 de junho de 2016

Quando as pessoas não respeitam as posturas dos outros.

Por opção, nunca coloquei fotos da minha filha com a cara totalmente visível no facebook e noutras redes sociais. Não anda numa redoma de vidro mas é a minha maneira de a proteger. O meu perfil está fechado, apenas visível a amigos mas uma pessoa nunca sabe. 
Há quem ponha fotos dos filhos mal nascem no facebook. Há quem publique fotos dos filhos a tomar banho nas redes sociais. Eu não compreendo essas posturas mas cada um sabe de si. 

Posto isto, é claro para as pessoas que me são próximas e que têm facebook, sabem que esta é a minha postura. Não gosto de expor a minha filha. E talvez por saber que é por demais evidente esta minha forma de pensar, que me incomodou ver fotos da minha filha no facebook de um primo meu que veio à festa de aniversário dela. Fotos em que só se vê a minha filha, totalmente de frente. Fotos dela a brincar com os primos, etc. 
Não fiz alarido da situação porque percebi, em plena festa, que essas fotos já estavam publicadas no perfil dele. E não ia estragar a festa da minha filha com possíveis chatices que podiam decorrer daí.
Não gostei nada, é um facto, mas calei-me. Não sei se fiz bem ou mal. 
Mas pergunto-me eu o que leva um familiar meu, que sabe perfeitamente que nunca pus fotos da minha filha exposta no facebook, a fazê-lo sem o meu consentimento. 
Ainda estou a digerir a situação, mas não encontro grandes explicações plausíveis. 

12 comentários:

Gorduchita disse...

Porque não falas com ele? Eu fá-lo-ia!
Tb nunca coloco fotos da minha filhota nas redes sociais. Há lá uma ou duas colocadas, num grupo da família, que aceitei lá estarem por ser um grupo fechado, mas fora isso, nada!
E se vir que alguém coloca fotos dela, falarei rapidamente com essa pessoa

Um Mundo a Três disse...

Há pessoas que não o fazem por mal e não percebem, não sei se é o caso. De qualquer maneira acho sim, que devias chamar a atenção, explicares a tua opinião acerca do assunto e a pessoa não tem NADA que levar a mal, a mãe és tu, tu é que sabes.

AMOR XXS disse...

Chama à atenção, se tu não colocas fotos da tua filha os outros só têm que respeitar, a filha é tua.
Tenho uma posição semelhante à tua, não gosto de ver álbuns descarregados nas redes sociais muito menos de bebés/crianças. mas cada um sabe de si e dos seus. Eu sempre evitei muitas fotos na internet, mesmo no meu facebook com perfil privado porque partilhar uma foto é muito fácil e uma vez na internet, para sempre na internet.

Beijinhos.

Sarah in Wonderland disse...

Eu acho que cada pessoa deve fazer como acha bem. Eu sinceramente não colocaria. Até porque nem fotos minhas coloco. :p

Sarah in Wonderland disse...

Mas o teu primo agiu mal.

VerdezOlhos disse...

Eu falaria com ele.

Uma vez aconteceu publicar uma fotografia numa festa em que estava com um casal de amigos que tem uma criança no facebook. Fi-lo inconscientemente, porque estava a família toda e partilhei a foto. Esses meus amigos pediram-me que retirasse a fotografia e eu assim o fiz, logo.
Eu não sou assim tão próxima deles e não me tinha apercebido que eles não queriam expor a criança nas redes sociais, não pensei nisso sequer, não me ocorreu, confesso. Por isso, assim que mo disseram, eu só pude pedir desculpa e retirar logo. É a escolha dos pais, só temos de respeitar.
Eu quando publiquei foi mesmo sem pensar nas consequências e é natural que isso aconteça com quem não é pai/mãe e adoptou essa postura.

Fala com a pessoa em questão e pede-lhe que retire a foto, eu faria-o no momento em que me desse conta da publicação, porque está em jogo a tua filha, a tua forma de a proteger e a tua convicção.

Beijinhos

Magda E. disse...

Eu tb pedia para retirar a foto. Tb não coloco fotos dos meus e numa situação dessas não ia permitir e ficar quieta.

Marilda Cristina Blasse Pereira disse...

Bem como pude observar as opiniões são unanimes a minha, acho que devia falar com ele explicar sua posição, caso ele não tenha percebido e pedir que ele retire as fotos publicadas que tenha a exposição de sua pimentinha.... ele vai entender com certeza!

Sys Arancia disse...

Porque não lhe pedes para retirar as fotografias?
kiss na cheek

ML disse...

Provavelmente não fez por mal. Mas eu falaria com ele. Como penso como tu ia se me acontecesse igual falaria com a pessoa e pedia para retirar. Que situação. :(

Moa disse...

E ficaste calada?? Eu dizia-lhe na hora! Tenho a mesma postura que tu e já aconteceu fazerem isso e eu pedir na hora para tirarem. tb podes denunciar ao facebook e eles tiram rápido, já fiz isso e foi na hora...há uma opção qq que é tipo, "esta foto pertence-me e não a quero ver na internet"

Eva Luna disse...

Se conheceres a pessoa quase que consegues perceber a motivação, se for alguém "desligado" destas coisas facilmente foi "sem querer" ou sem se aperceber, se a pessoa sabe perfeitamente que tu escolhes não pôr então é mais complicado, sobretudo por ser da familia :s