domingo, 23 de outubro de 2016

Sobre esta coisa das lavandarias self-service

Por cá, a moda das lavandarias self-service instalou-se há coisa de dois anos, mas nunca tinha experimentado. Tenho máquina de lavar e secar roupa cá em casa e no Inverno, não vou mentir: a máquina de secar é uma aliada nas tarefas domésticas. Estando mau tempo, é raro o fim de semana que não a use.

O problema é a luz que consome. Todos nós sabemos que máquinas de secar roupa são umas autênticas "papa-luz". E depois a fatura dispara. 

Este fim de semana decidi ir pela primeira vez a uma das lavandarias aqui da zona. Levei 3 máquinas de roupa já lavadas de casa, só precisava de secar a roupa. Gastei 2€ e sequei cerca de 14 kg de roupa em 20 minutos. Felizmente estava tudo calmo na lavandaria (há alturas em que por aqui, para se ir lá é quase como entrar num shopping na altura do Natal).

Se compensa? 
Lavar a roupa lá, tenho as minhas dúvidas. É uma questão de fazer contas.
Mas secar a roupa compensa. Para secar a quantidade de roupa que para lá levei, levaria cerca de 4 horas em casa, sempre a "papar-luz". No self-service, em 20 minutos, com 2 €, resolvi a questão. 


3 comentários:

Gorduchita disse...

Continuo a ser mais fã do estendal. Demora mais, é certo, mas não consome energia em lado nenhum.

MSPE disse...

eu tinha máquina de lavar e secar (em 2m 1), mas pifou o ano passado e qd comprei a nova dispensei a parte de secar. raramente a usava precisamente pelo consumo. aqui onde moro só temos uma self service e tb não a experimentei ainda, mas acho que tenho que ver pelo menos os valores da secagem, porque para emergências vale mesmo a pena.

Nany disse...

Secar compensa e muito. Não tenho máquina de secar e tempo ao máximo colocar no estendal, mas já usei e se este ano precisar lá vou eu.
Em relação a lavar....depende, para peças grandes sim, apesar da minha máquina ser de 9k já usei e gostei, ficou tudo bem lavadinho.
Bjs