segunda-feira, 2 de julho de 2018

Esta coisa dos festivais infantis (no meu tempo, não havia nada disto!)


A minha filha tem 4 anos e nunca tínhamos ido a um Festival do Panda. Como qualquer criança desta idade, ela adora o Panda. E nós, pais, quando vimos as primeiras publicidades a este Festival, achamos que ia ser uma grande surpresa!
Compramos os bilhetes em Abril e lembro-me de ter lido, na altura, para os pais não se esquecerem do protetor solar e de levar muita água. O problema é que a organização e todos nós não estávamos a contar chegar a esta altura do ano e ter chuva.

Durante esta semana, as previsões não eram animadoras: dava chuva para o fim de semana e por momentos, pensei “como é que vai ser se chover?!” (o espetáculo é ao ar livre)

Tínhamos bilhetes para sábado de manhã. Felizmente não choveu durante a manhã e deu para a S. aproveitar ao máximo a festa, apesar de não ter ido para os insufláveis porque estes estavam com água da chuva que caíra durante a noite (houve miúdos que foram mas a minha felizmente percebeu que com água nos insufláveis estava fora de questão ela ir para se molhar toda).

Na perspetiva dela, foi uma manhã muito boa. Viu ao vivo aqueles que ela vê todos os dias na televisão, saltou ao som das músicas, fez uma borboleta na cara e saiu de lá feliz da vida.

Na perspetiva dos pais: estamos a falar de umas horas que ficam bem caras. Não é só a compra dos bilhetes. A este custo, acresce uma t-shirt do festival (15€ por uma t-shirt?!), um peluche pequeno do Riscas, um balão do Catboy e umas pipocas compradas no recinto.
Se estou a chorar o dinheiro que gastei? Não, porque sei que o mais importante, para mim, é vê-la feliz mas fica caro. E, pelo que vi, há famílias que levam os avós e os primos e os tios. Acaba por ser algo para fazer em família, mas nem todos podem e nem sempre os miúdos que ficam em casa percebem isso.


Se vamos para o ano? 
Não sei. 
Se a S. fizer muita questão, vamos pensar. Sei que para ela, tudo aquilo é espetacular. Para nós, pais, é algo engraçado, mas há todo um marketing associado ao evento que faz pensar se vale ou não a pena investir tanto dinheiro nisto ou se o melhor é investir noutro tipo de programas familiares (por exemplo, numa ida ao jardim zoológico).


14 comentários:

Anónimo disse...

Nós por estas bandas temos razão de queixa não da chuva, mas do calor excessivo e a total ausência de sombras. Achei que sendo um evento vocacionado para crianças de tenra idade a organização falhou grandemente uma vez que não criou condições para as crianças terem espaços com sombras...para além da advertência para a utilização de protetores solares deveriam ter avisado os pais para levar um guarda sol de casa.....

Gorduchita disse...

Sou pouco de confusões e por isso, ainda não caí na tentação de ir a um desses festivais (seja do panda, seja espetáculo da patrulha pata ou da masha e o urso ou da xana toc toc...).
Como ela ainda não percebe muito bem o que se passa quando vê anunciar na televisão (a bem dizer, tenho a sorte de ela andar a ver muito pouca televisão e isso ajuda), não pede e por isso, evito esse gasto.
Acredito que seja uma diversão para eles, mas como dizes, é um investimento grande e há outros sítios giros para visitar/ver. :)

Titica Deia disse...

O meu filhote este mês faz 3 anos, ainda não pede, e acho que só vou levar quando pedir e se nessa altura o orçamento permitir!

Concordo que para já existem outras coisas, também fiz contas o ano passado e achei que um fim de semana num sitio diferente seria mais divertido :-) quase pelo mesmo preço!

Xica Maria disse...

Ainda não fui e não pretendo ir... acho super caro para a minha carteirinha :p mas se ela ficou feliz olha: dinheiro bem gasto!

Cisca disse...

Por acaso também não fomos. Achava que isso era uma confusão monumental, com imenso calor, quase gente a cair para o lado . Mas a verdade é que a C. também não vê muito o canal panda por isso nunca falou do assunto

Green disse...

Acredito que ela tenha ficado super feliz, mas gastar por gastar, o jardim zoológico é sempre uma melhor opção, a meu ver.

Mel disse...

é mesmo caro... ainda ponderei ir o meu bebe adora mas preferimos ir ao Jardim zoológico como dizes é capaz de ser melhor empregue o dinheiro.
ainda por cima descobrimos que se inscrevermos os miúdos no site da olá as crianças não pagam! ainda poupei o bilhete da minha princesa e o do meu sobrinho!!
O meu russinho não paga.
bjs pimenta e bom fim-de-semana!

C. disse...

R. Estou a ser super sincera quando digo que fiquei com lagriminha no olho depois de ler o teu comentário... é por isso que escrevi aquele post mesmo, para "avisar" e para que outras mães pudessem dizer: afinal não sou só eu. Não sou muito de pedir ao pessoal para colocar gostos ou partilharem mas peço nesse post... por causa disso mesmo.
Obrigada pela tua partilha e nem quero imaginar o que foi para ti regressar ao trabalho quando o teu bebe ainda nao tinha 3 meses...

Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

C. disse...

R, parte 2 - isto de agora nao receber os mails com os comentarios é uma verdadeira caca, para não dizer bosta. Só vi hoje o teu comentário no post A segunda viagem e olha eu passei muitas ferias na Praia de Mira quando miuda. Adorava e lembrava-me que era super calminho, super family friendly, daí ter decidido levar o meh Principe la. Ele adorou!


Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

Ellie disse...

Por acaso nunca fomos com o M. Nunca se proporcionou e ele também nunca pediu... Se alguma vez iremos? Talvez... Mas não sei se será para repetir... Até porque fica caro, segundo a sondagem que já fiz, e depois não sei se valerá a pena duas vezes algo semelhante. E depois eles crescem e já nem ligam a estas coisas... :)

ML disse...

Ora bem por cá com um de 5 e um de 3 anos ainda não fomos a nenhum festival. Acho mesmo muito dinheiro e eles ainda não pediram com convicção suficiente que me fizesse pondera ir. Acho que para eles ir ao festival Panda ou ir ao parque é quase igual. :) Rapazes! :P

C. disse...

Minha linda, a grande novidade de hoje é que o Reino tem instagram oficial! Adiciona-me para eu te seguir volta e se puderes partilhar, agradecia imenso :D

Beijinhos,
O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

Anónimo disse...

Os meus não vibram com a música, por isso pagar? Não obrigada. Para isso preferia ir ao Musical dos Caricas que o mais velho adorou!
Fomos há 2 anos e voltamos a ir este ano (sempre com bilhetes de oferta).
Este ano aproveitamos aos máximo as experiências (em Lisboa estava bom tempo) e pouco ouvimos do concerto. Fui sozinha com os dois (5 anos e 17 meses). O mais velho delirou, o mais novo não fez birra, por isso foi positivo. O único custo foi o da gasolina até lá e ainda trouxe chapéus e lápis de cor de oferta. Até poderiamos ter ido conhecer o Panda pessoalmente! :)
Para o ano, se houver borlas, lá estaremos novamente.
SM

Sandra disse...

Felizmente o meu não sabe que isso existe e nem é muito fã do Canal, nunca foi mas já se estreou nos festivais: no Rock in Rio e foi de borla e adorou lol